Comida dos Orixás
Oxóssi

Abóbora com Camarão Seco
Cozinha-se a abóbora com bastante camarão seco batido no pano, cebola, um dente de alho esmagado, coentro e tomate. É em muito pouca água. 
Quando estiver quase seco, rega-se com toicinho derretido em azeite-de-dendê, mexendo sempre até ficar como uma fritura.
Então mistura-se com ovos batidos, até formar massa uniforme.

Canjica de Milho Verde
Escolha 25 espigas de milho verde e rale. O milho também pode ser triturado em pedra de mó ou no pilão. Pode até ser passado na máquina de moer, evidentemente depois de debulhado.
Para aproveitá-lo bem, despeje uma xícara de água no ralador, a fim de retirar toda a polpa. Retire e reserve o leite puro de dois cocos. Despeje dois copos de água quente no bagaço e esprema, podendo repetir a operação uma ou duas vezes para extrair todo o leite.
Misture à massa do milho o leite com água, passando em peneira fina. Junte o sal e açúcar a gosto. Leve ao fogo com um gole de água-de-flor, mexendo até ferver. Aí junte o leite puro e deixe cozinhar mais um pouco. Pode ser servido ralo ou no ponto, mas da segunda forma é melhor.
(Conhece-se o ponto pingando a canjica numa vasilha de água fria. Se empastar, está bom; se dissolver, está crua.)
A canjica bem-feita é vidrada e treme na faca quando cortada, depois de fria. Serve-se com canela, que só deve ser colocada quando a canjica esfriar.

Quando fica geleado é porque o milho estava verde. Se rachar, não ficar compacto, é que levou muito coco.
 

Oxóssi, caçador e gentil-homem, o orixá mais querido dos baianos, dificilmente recusa pratos com abóbora ou milho:
Camarão de Oxóssi

Ralam-se dois cocos, junta-se camarão seco à vontade, cebola em rodelas, azeite-de-dendê e sal. Por cima, vão doze ovos batidos com as gemas.
Leva-se ao fogo brando, deixando cozinhar na frigideira.

 

A Cozinha Brasileira - São Paulo: Circulo do Livro S.A. (Edição integral Revista Cláudia - Editora Abril S.A.), sem data.
Ilutração de  Gil Abelha - Foto de Lúcio Mendes: escaneada da Coleção Orixás - São Paulo: Brascard Ediç;ões de Postais Ltda.
Volta para Culinária do Nordeste
Volta ao Topo