Ingleses
 
Sua influência é devida às invasões no período colonial, assim como o comércio com o Brasil. Os Ingleses nos legaram alguns termos como o "bond" que de título da dívida pública passou a designar veículo de tração animal e elétrica; troxeram também o futebol, esporte preferido pela população.
Jogo de Rugby no Clube SPAC
Santo Amaro - São Paulo - SP
Etnia Inglesa
Foto: Andréa Zaguini
Jogo de Rugby no Clube SPAC
Santo Amaro - São Paulo - SP
Etnia Inglesa
Foto: Camila Gauditano

Se os portugueses, nossos colonizadores, são os pais desse particular e difuso povo brasileiro, podemos considerar os ingleses nossos tios-avós, aqueles que moram numa cidade distante.
Os ingleses, donos de um imenso império durante o período colonial brasileiro, “onde o sol jamais se punha”, influenciaram mais nossos destinos históricos do que os padrões de cultura, exceção do futebol, trazido pelos ingleses na época da construção das estradas de ferro.
A maior contribuição inglesa para a cidade de São Paulo foi a construção das ferrovias, que até hoje ligam a Capital ao interior e litoral do Estado.
As ferrovias deram origem a bairros inteiros na cidade, elas escoaram para todas as parte do mundo o nosso café e outras riquezas, atraindo capitais e criando as bases da nossa industrialização. Essa é a maior contribuição dos ingleses.
Na cidade de São Paulo, eles residem nas regiões da Lapa e do Jardim Paulista, a comunidade não chega a dez mil pessoas, mas o interessante é que foi um inglês Mawe, acompanhado de um sueco, Gustavo Beyer, que em 1808 foram registrados como os primeiros imigrantes não-portugueses de São Paulo.
 
 

Texto de Wladimir Catanzaro


Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica FFederal, 1999.
Fotos escaneadas do livro citado.
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animationfactory (ver conexões)
Volta para Influência Estrangeira
Vota ao Topo Vai para os Holandeses

 
  Terra Brasileira