VIDA SOCIAL: Nascimento
Os primeiros amigos
Entre dois e cinco anos de idade, as crianças formam suas primeiras e frágeis amizades, geralmente com outras do mesmo sexo. O comportamento infantil nas relações dessa fase pré-escolar é muito mais amistoso do que hostil; se às vezes as crianças demonstram certa agressividade ou exigência de atenções isso apenas significa que ainda desconhecem formas mais favoráveis de estabelecer contatos sociais. Em função das relações dos pais, aproximam-se das crianças vizinhas ou de filhos de amigos da família. Todavia, as crianças não se fixam, e muitas vezes os amigos duram enquanto dura uma brincadeira, e geralmente não tem efeitos duradouros nem importantes sobre a personalidade da criança.
Na idade escolar é que surge a tendência para ligações mais constantes e apenas com alguns escolhidos. Estes, quase sempre da mesma idade, encontrados entre os vizinhos ou colegas de escola, em geral da mesma classe social.

Dos seis aos oito anos, os meninos e meninas brincam juntos normalmente, ignorando as diferenças de sexo. Mas, daí em diante, decrescem rapidamente os relacionamentos entre crianças de sexos opostos; aos dez ou onze anos, nas festas e atividades esportivas, meninos e meninas praticamente se ignoram mutuamente.

Época das cantigas e brincadeiras de roda; dos trava-línguas, adivinhas e parlendas; dos contos de fada, principalmente dos contos dos irmãos Grimm: Rapunzel, João e Maria, O alfaiatezinho valente, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Os músicos de Bremen, O Pequeno Polegar, A bela adormecida, Branca de Neve, O ganso de ouro, entre outros (de preferência traduzidos do original e não das adaptações que deformam o conteúdo pedagógico), e que deveriam ser contados de viva voz num ambiente completamente descontraídos, nunca deveriam ser lidos e, muito menos, transmitidos por intermédio de discos; passada esta fase vem as estórias de animais, fábulas e lendas, e em seguida os mitos.

.
..
Um homem precisa de amigos in Livro da Vida, Vol. 3. - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
A Pedagogia Waldorf / Rudolf Lanz. - São Paulo: Antroposófica, 1986
Gifs animados da Animationfactory (ver conexões)
Mapagif: AJZ
...
Terra Brasileira Volta Vida Social Volta ao Topo Apelidos