VIDA SOCIAL: O Jovem
A Amizade
...
A amizade é um relacionamento baseado na reciprocidade. Como na fábula de La Fontaine, dois amigos precisam saber se ajudar mutuamente sem esperar vantagens ou recompensas imediatas.
 
Certo dia, um leão estava dormindo ao sol. Acordou ao sentir que alguma coisa lhe fazia cócegas na pata. Olhou para baixo e viu um rato. Já havia erguido a pata para esmagá-lo, quando o ratinho exclamou:
Não me mate! Quem sabe um dia eu ainda poderei ajudá-lo.
O leão achou graça, mas como estava de bom humor deixou o ratinho partir.
Algum tempo depois, preso na rede de um caçador, o leão urrava de desespero quando surgiu o ratinho. Diligente e ativo, este logo começou a roer as cordas da rede, até que o leão se viu livre da armadilha.
La Fontaine

A noção de amizade é suficientemente ampla para abrigar toda uma gama de variações. O termo é aplicado a relacionamentos que vão desde um conhecimento casual até a ligação profunda, duradoura e confiante que, para certas pessoas, chega a ter um valor maior do que o da maioria dos casos amorosos.
Além disso, o conteúdo de uma relação amistosa pode estar baseado em necessidade e interesses muito diferentes afinidade intelectual, participação comum em atividade de trabalho ou de lazer, apoio emocional e consolo mútuo. Embora a maioria dos amigos compartilhem os mesmos valores e opiniões, muitas amizades duradouras baseiam-se entes nas oposições do que nas semelhanças. Já foi dito até que as discordâncias são indispensáveis em qualquer amizade. Contudo, mesmo um relacionamento baseado em divergências depende, geralmente, da existência de certos interesses comuns.

.
..
As várias etapas da amizade in Livro da Vida, Vol 3 - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
Ilustração: http://home.earthlink.net/~erinoleary/child/chpics/lionmouse.html
Gifs animados da Animationfactory (ver conexões)
Mapagif: AJZ
...
Terra Brasileira Volta Vida Social Volta ao Topo O namoro