VIDA SOCIAL: O Jovem
O Casamento
...
O cenário está pronto, as personagens e testemunhas a postos. No cartório, sinagoga ou igreja, em atendimento às leis de Deus ou dos homens, um homem e uma mulher dão o grande passo. “Unidos para sempre, até que a morte (ou qualquer outro incidente menos grave) os separe. Música, lágrimas e votos de felicidades.
O casamento é uma instituição universal, existente sob diversas formas, em todas as culturas e períodos da história humana.
O amor romântico é um assunto essencialmente pessoal, um jogo que admite apenas dois parceiros, num mundo todo deles. O casamento, entretanto, é outra coisa. Antes de mais nada, é um contrato celebrado entre duas famílias, criando laços que são fundamentais para a manutenção da própria sociedade. Em certo sentido, não são só os noivos, mas também suas famílias que se “casam”.
Alguns jovens optam por morarem juntos sem oficializarem o casamento.

O Chá de cozinha
O Chá de cozinha ou Chá de panela é uma reunião das amigas da noiva, realizada mais ou menos um mês antes do casamento. É uma forma divertida de reunir as amigas e colegas, que oferecem presentes simples, pequenos utensílios de cozinha: abridores, jogos de condimentos, lixeira, potes, etc.
Neste encontro são feitas algumas brincadeiras como, a noiva deve adivinhar quem enviou o presente, ou qual o utensílio está dentro do pacote, se errar deverá receber algum castigo, por exemplo: tirar uma peça de roupa que estiver usando.

Chá bar
É uma versão do chá de cozinha, só que neste caso os homens também são convidados.
Reunião dos amigos dos noivos, os homens trazem as bebidas e as mulheres as comidas. E também são feitas algumas brincadeiras com os noivos.

Despedida de solteiro
É preparada pelos amigos do noivo. Aí pode acontecer as mais inusitadas situações dependendo do humor e malandragem destes amigos. O mais comum é um encontro num bar para bebedeira, que no final o noivo pode sair completamente bêbado, mas não necessariamente.

Os convites
Os convites de casamento que estamos habituados a ver obedecem a uma fórmula mais ou menos invariável:

“José da Silva e senhora      e      João dos Santos e senhora
 anunciam o casamento de seus filhos
Carlos      e      Maria”

Esse costume tradicional já serve para indicar a participação das famílias do noivo da noiva no acontecimento. Por maior que seja a afinidade entre os dois principais interessados, a cerimônia não é um assunto exclusivamente deles. Envolve pais, parentes, amigos e um membro representante da sociedade – sacerdote ou funcionário do Estado.

Os presentes
Uma forma praticamente universal de participação dos parentes e amigos dos noivos no casamento é a oferta de presentes. Cada cultura define a seu modo quais pessoas que devem presentear, e com o quê. Entre nós, o jovem casal recebe objetos para compor o equipamento da casa, demonstrando-se assim o interesse da sociedade na união.

Os requisitos
Para os casamentos monogâmicos, homem e mulher devem ser solteiros, e ambos devem concordar com a união, embora em algumas comunidades islâmicas e hindus possam dispensar o consentimento da jovem.
Em muitas sociedades, os parentes dos noivos devem aprovar a união, e é comum que os arranjos para o casamento e todas as combinações financeiras a favor das partes contratantes sejam iniciados pelos parentes.
Quase sempre existem normas legais ou costumes que destinam a dar publicidade ao casamento e a registrar os arranjos contratuais: a publicação dos proclamas e editais, especificações de residência e a presença de testemunhas formais na cerimônia. Todo esse controle revela a importância primordial que a sociedade atribui à instituição.

Símbolos
A festa de casamento é um ritual de júbilo que aparece em todas as culturas.
A distribuição de símbolos de fertilidade ou prosperidade – o confete ou arroz na tradição cristã, tâmaras ou doces em algumas comunidades judaicas – é outro costume comum.
A presença de damas de honra e padrinhos na cerimônia é uma tradição antiga e difundida.
O uso das alianças é um pacto entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores. E usa-se a aliança no dedo anular da mão esquerda, porque acredita-se que neste dedo exista uma veia ligada diretamente ao coração.
O vestido da noiva deve ser branco significando a pureza.
O noivo não deve ver o vestido da noiva antes da cerimônia para não atrair azar.
O buquê de flores de laranjeira significa fertilidade.
Jogar o buquê, depois da cerimônia, de costas para as amigas solteiras: aquela que pegar será a próxima a se casar.

.
..
O significado do casamento in Livro da Vida, Vol 1 - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
Gifs animados da Animationfactory (ver conexões)
Mapagif: AJZ
...
Terra Brasileira Volta Vida Social Volta ao Topo As bodas