VIDA SOCIAL: Nascimento
O Cheiro
A forma mais comum do carinho para a criança é o “cheiro” (Nordeste brasileiro).
Encosta-se o nariz no pescoço, na nuca e na cabeça da criança e aspira. “Enfim, é a forma muito mais higiênica do que o beijo”, afirmou dona Sinhá. “Lá no sul* dizem que beijam as crianças, aqui não, dá-se um cheiro”.
Não é apenas a forma carinhosa para com as crianças. Os adultos a praticam entre si. “Ontem à noite, quando vínhamos deitar vimos um casalzinho arrulhando. Namoro comum, igual o do sul do Brasil, porém o que chamou a atenção foi a mocinha dar “cheiro” no rosto do rapaz. Não vimos trocas de beijos, mas muito “cheiros, de lado a lado”, foi o que registramos em nosso diário de pesquisas.

Nas cartas, algumas que lemos, a pessoa enviava um “cheiro” para as crianças. “Deixa-me dar um cheiro”, é quando querem fazer um carinho para uma criança. O pesquisador, ao se despedir de uma menina de 12 anos apenas, esta lhe disse: “quando o sr. for a São Paulo, dê um cheiro no seu filho por mim”.

*Sul, neste caso, inclui a região sudeste.

.
..
Escorço do folclore de uma comunidade  – Alceu Maynard Araújo in Revista do Arquivo Municipal CLXVI – Departamento de Cultura da Prefeitura do município de São Paulo, 1962
Gifs animados da Animationfactory e slylockfox (ver conexões)
Mapagif: AJZ
...
Terra Brasileira Volta Vida Social Volta ao Topo Aprendizado