VIDA SOCIAL: A Morte
Luto
...
Quando morre alguém na família, todos colocam luto. Se é o pai ou a mãe, até crianças de braço são trajados de preto. Mesmo quando morrem crianças, os pais usam luto. È portanto muito comum tal uso. Tingem todas as peças de roupa as de cima e as de baixo. É impressionante o número de pessoas de luto; pessoas de idade, mulheres e crianças. Guardam luto de parentes e até de compadre.

De pai e mãe luto fechado durante um ano, aliás, não há luto aliviado. O luto é camisa e calças pretas. As mulheres de vestido todo preto.
Luto por parte de filho, sendo casado ou maior, guardam por seis meses.
De filhos antes dessa idade, apenas três. De tio, avós, três meses. De irmão, seis meses. De compadre que se quer bem, três meses.

Ultimamente há outro uso de luto, homens só trazem um fumo na lapela, braço e chapéu. Em casa, as mulheres andam com outro vestido, só põem o luto para sair.
Nossa lavadeira está de luto de seu irmão de 18 anos que morreu afogado no rio, informou que todas as peças de roupa são tingidas no dia imediato após o enterro.

Na cidade, uso de luto é raro de se ver. Alguns usam uma tarja preta no bolso da camisa ou paletó.

.
..
Escorço do folclore de uma comunidade  Alceu Maynard Araújo in Revista do Arquivo Municipal CLXVI Departamento de Cultura da Prefeitura do município de São Paulo, 1962
Gifs animados da Animationfactory (ver conexões)
Mapagif: AJZ
...
Terra Brasileira Volta Vida Social Volta ao Topo