Doces: Centro-Oeste
Casulo Dourado
2 claras batidas em neve, 100 g de queijo ralado.
Misture o queijo com as claras, faça as bolinhas, passe na farinha de rosca e frite.
 

Verônica
Faça um “puxa” com 1 kg de açúcar com algumas gotas de limão, ou qualquer outro sabor. Deixe esfriar em pedra-mármore: quando estiver morno, puxe até ficar bem branquinho. Polvilhe com polvilho ou araruta; faça as bolas e aperte sobre a forma (que em Goiás é uma chapa própria de bronze ou ferro fundido com a esfinge do Divino).
Pode ser desenformado na hora. Deixe secar ao sol para clarear ainda mais.
 

Puxa de Rapadura
Faça uma calda de rapadura, coe, tire o ponto, ponha cravo ou folha de figos. Unte um prato com manteiga e deixe esfriar.
Puxe até ficar clara. Enrole num papel, de comprido.
 

Melado de Tacho
Nos sítios, quando se mói cana, faz-se melado grosso e come-se com queijo polvilhado com farinha de mandioca: fica mais gostoso quando é comido dentro do próprio tacho da rapadura.
 

Cocadas com Mel
2 copos de açúcar devem ser levados ao fogo numa panela para queimar. Junte um coco ralado e deixe queimar mais um pouco. Junte 2 copos de leite, 3 colheres (de sopa) de mel, 1 colher (de sopa) de manteiga e ½ colher (de chá) de bicarbonato.
Enrole em papel impermeável.
 

Balas de Café
3 copos de açúcar, 1 copo de café, 1 litro de leite, 3 colheres (de sopa) de mel, 1 colher (de sopa) de manteiga, 1 colher (de sopa) de farinha de trigo, 1 gema.
Misture tudo e leve ao fogo, mexa até tomar o ponto de bala.
Despeje sobre uma pedra-mármore ligeiramente untada, até esfriar. Corte em losangos.
 

Melindres
3 claras, 1 coco, 3 xícaras de açúcar.
Misture tudo e asse em forno a temperatura branda.
Ponha em forminhas de papel.
 

Alfenim
Faça uma puxa em ponto mais mole que duro, e deixe esfriar. Quando estiver morna, puxe até ficar bem branquinha. Modele, com essa massa, flores e bichinhos, com bastante arte e rapidez. Puxe com cuidado, em pequenas porções, para não deixar morrer, como a bala de coco. Use pó de polvilho na taba e nas mãos para não grudar na massa.
 

Pirulito
½ kg de açúcar, ½ garrafa de água, caldo de 1 limão.
Ponha numa panela, leve ao fogo e dê o ponto de bala.
Faça canudinhos de papel, ponha numa tábua redonda toda furada e enfie os canudinhos, despejando dentro deles a calda bem grossa.
 

Queimado
½ kg de açúcar, 1 garrafa de caldo de limão.
Leve ao fogo para dar ponto de bala. Deixe esfriar numa pedra-mármore, corte e enrole em papel fino (de comprido).
Ponha umas 4 balas juntas e enrole para ficar um pacote compridinho.
 

Paçoca de Amendoim
½ kg de amendoim bem torrado, sem deixar queimar.
Passe na máquina de moer carne em ferro liso, depois coloque farinha de mandioca, açúcar, cravos e passe novamente pela máquina de moer.
Sirva em pratinhos ou encha, com essa mistura, canudinhos de papel.
 

Pé-de-moleque
1 rapadura, ½ kg de amendoim torrado e moído.
Leve ao fogo: o ponto se consegue quanto estiver juntando na água fria.
Tire do fogo e bata bastante. Despeje numa assadeira molhada.
 

Jacutupé
Faça um doce de leite bem gostoso. Depois, rale uma raiz de jacutupé e ponha no doce quando estiver na hora de dar o ponto.
Deixe cozinhar bem e, quando estiver no ponto, tire o tacho do fogo, deixe esfriar, ponha na compoteira e cubra com canela em pó.
 

Doce de Manga
Lave as mangas, descasque, cozinhe e passe por peneira de taquara.
Misture 1 prato de massa de manga com 1 ½ prato de açúcar, leve ao fogo mexendo sempre para não queimar e, quando aparecer o fundo do tacho, tire do fogo.
 

Doce de Lima de Umbigo
Descasque a lima, tire todos os gomos, dê uma fervura neles, deixe escorrer.
Faça uma calda que baste para cobrir os gomos. Quando estiver quase no ponto, bata as gemas de 3 ovos, misture com o doce de gomos, deixe dar o ponto, tire o tacho do fogo e ponha o doce na compoteira. Cubra com canela moída.
 

Bolas de Queijo
Faça uma calda com 1 kg de açúcar, mas que não fique muito rala.
Rale um queijo meio curtido, ponha 4 gemas, misture bem e faça umas bolinhas. Ponha na calda com canela em pó, deixe ferver e cozinhar. Quando estiver pronto, tire as bolas da calda e ponha na compoteira. Engrosse a calda.
 

Doce de Casca de Jabuticaba
Encha 2 litros com jabuticaba, esprema todas para tirar os caroços. Ponha a ferver numa caçarola, escorra a água. Repita durante sete vezes até que a última água não tenha mais cor alguma. Faça a calda com cravo e canela e ponha as cascas até dar o ponto necessário.
 

Doce de Casca de Melancia
Corte uma melancia ao comprido. Ponha num tacho ou panela, dê uma fervura, faça a calda com canela em pau e ponha as tiras de melancia até dar o ponto que quiser.
 

Berém
Prepare a canjica: ponha no pilão com umas palhas rasgadas, soque pondo 1 xícara de água. Depois, numa pá, sopre os farelos. Ponha de molho essa canjica por 8 dias, como se fosse para fazer farinha de milho.
Lave em três ou quatro águas, até a acidez se escoar. Do polvilho que fica, sem o cheiro azedo, é feito o berém.
Assim: escorra a água e faça do polvilho que ficou na vasilha um mingau e tempere com açúcar e sal. Leve ao fogo para cozinhar e, estando cozido, ponha numa vasilha como se fosse fazer pamonha. Tire e embrulhe em folha de bananeira para cozinhar. Sirva como se fosse curau.
 

Creme de Aletria
Ponha 1 pratinho de aletria de molho em água fria.
Quando estiver mole, escorra, junte 1 garrafa de leite fervido, 4 gemas bem batidas, açúcar à vontade, 1 colher (de sopa) bem cheia de manteiga, canela.
Leve ao fogo. Quando estiver grosso, misture 3 claras bem batidas, deixe cozinhar um pouco mais e ponha numa vasilha. Depois de frio, vire para outra.
Sirva com molho feito do seguinte modo: 1 copo de vinho tinto, ½ copo de água, açúcar, 1 colher de Maizena, um pouco mais de 1 colher (de sopa) de Maizena dissolvida em água fria, 2 gemas batidas, casca de limão verde.
Leve ao fogo para engrossar.



Antiga e Moderna Culinária Goiana / Dona Divina Maria de Oliveira Pelles in A Cozinha Brasileira - São Paulo: Circulo do Livro S.A. (Edição integral Revista Cláudia - Editora Abril S.A.), sem data.>
 
 
Volta para a Culinária do Centro-Oeste
Volta ao Topo