Peixes: Centro-Oeste
Caldeirada de Tucunaré
(O tucunaré é um peixe que existe em quantidade na região amazônica)
Coloque 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo numa panela. Quando a farinha estiver dourada, acrescente 1 ½  litro de água, 8 batatas, 6 cebolas médias inteiras, pimenta-do-reino, sal, louro.
Quando a batata estiver bem mole, coloque 6 tucunarés, que devem ser cortados em três pedaços (jogue fora o rabo e a cabeça). Cozinhe tudo, até o peixe ficar pronto.
Cuidado para não passar, senão a carne fica toda solta.
 

Peixe com Banana
Corte o peixe e coloque na panela com banana-da-terra.
Cozinhe em fogo brando.
Em vez de peixe, pode ser também carne.
 

Peixe de Índio
Abra o peixe pela barriga, fazendo o menor corte possível.
Arme um braseiro e asse o peixe lentamente, sem levantar as escamas.
Depois de assado, puxe, que as escamas saem inteiras.
Regue com molho a gosto.
 

Peixe cozido na areia
Faça um fogo em cima da areia solta. Escolha um lugar bem seco, onde não haja a mínima umidade. Embrulhe o peixe em folhas de pacova. Se não conseguir, use folha de bananeira. Cubra o peixe com a areia quente. O peixe sai inteiro da espinha.
Para essa receita, escolha um peixe de mais ou menos 1 kg.
Os índios fazem muito esse peixe e sabem o ponto exato em que ele está assado, sem relógio.
 

Pirão Cuiabano
Escolha um peixe grande, de uns 5 kg. Pode ser corvina, matrinxão, pintado ou bicudo. Uma parte do peixe é cozida com tomate, camarão, sal e temperos.
Cozinhe até a carne sair dos ossos (espinha). Nesse caldo em que o peixe está dissolvido, acrescente farinha de mandioca até conseguir uma consistência pastosa. O resto do peixe corte em postas. Acomode essas postas em camadas intercaladas com tomate e cebola. Deixe cozinhar em fogo brando. Este detalhe é importante, porque o fogo alto gruda tudo, peixe e ingredientes.
 

Peixe à Pescaria
Escame, lave e ponha de molho no vinagre com sal.
Junte pimenta, alho, cozinhe alguns ovos, alguns camarões, faça um refogado com tomate, ponha azeitonas.
Com o recheio encha o matrinxão. Depois de cheio, costure a abertura com linha grossa. Regue o peixe com azeite doce (de oliva), enrole numa folha de bananeira e coloque na assadeira.Quando estiver assado, sirva. Faça um molho para acompanhar.
 

Peixe assado
Para preparar um peixe, nunca o tempere em vasilha de cobre. Depois de limpo e temperado, recheie o peixe como se fosse uma galinha, usando camarões, palmito e, depois de recheado, passe um pouco de manteiga, deite um pouco de azeite de oliva na assadeira, cubra o peixe com rodelas de tomate e azeite, e leve ao forno a temperatura branda para assar.



Antiga e Moderna Culinária Goiana / Dona Divina Maria de Oliveira Pelles in A Cozinha Brasileira - São Paulo: Circulo do Livro S.A. (Edição integral Revista Cláudia - Editora Abril S.A.), sem data.>
 
 
Volta para a Culinária do Centro-Oeste
Volta ao Topo