Sudeste: Cozinha Mineira
Quitandas
Quitanda é toda variedade servida às visitas no lanche (15 horas) ou no chá (22 horas):
Bolos, bolinhos, biscoitos, docinhos e quanto mais. Também podem ser servidas como acessórios à sobremesa das refeições principais.
A palavra é de origem africana (quimbundo) e significava por lá o tabuleiro de expor mercadorias à venda nas feiras, inclusive verduras. Na África, passou também a designar as feiras. Introduzida no Brasil, aplicou-se às lojinhas típicas de vender verduras e frutas, naturalmente expostas em tabuleiros.
Em Minas, além da acepção acima, aplicou-se às comedorias ligeiras, em sua maioria de origem africana, mas muitas desenvolvidas aqui pelo gênio culinário das pretas velhas em colaboração com as sinhás-donas.
Quitandeira permanece no litoral, em particular na Bahia e no Nordeste, significando a baiana de roupas típicas, que prepara na hora freqüentemente, e vende em tabuleiros pequenos acepipes e docinhos pelas ruas.
1. Belim
2. Argolinhas Mineiras
3. Biscoitos Caboclos
4. Biscoitos de Cachaça
5. Bisc. de Polvilho Azedo
6. Biscoitos de Queijo
7. Biscoitos Fritos
8. Bisc. Língua-de-sogra
9. Biscoitões Sul Minas
10. Bolo Alferes
11. Bolo Caipira
12. Bolo de Coalhada
13. Bolo de Mandioca
14. Bolo Moça Chique
15. Bolo Recheio Nozes
16. Brevidade Polvilho
17. Brioche
18. Broa de Amendoim
19. Cobu Mineiro
20. Coscorão Frito
21. Cuca
22. Cuscuz Mineiro
23. Fatias de Ouro
24. Mentiras
25. Pãezinhos Batata
26. Pão de Mel
27. Pãozinho de Milho
28. Pão de Minuto
29. Pão de Segundo
30. Pãezinhos Senzala
31. Pãozinho Roceiro
32. Pão Guaxupé
33. Pão-de-ló D’água
34. Pão-de-ló Vovó
35. Pão-queijo Especial
36. Pão-queijo Roceiro
37. Quebra-quebra
38. Queca Natalina
39. Rolinhos de Nata
40. Rosca Ligeira
41. Rosca Rainha
42. Rosquinhas Ouvidor
43. Sequilhos Mariana
44. Sonhos Garimpeiro
45. Sonhos Mineiros
46. Tarecos
47. Veranistas
48. Vienenses
1. Belim

A receita abaixo foi destacada da monografia NOTÍCIA DAS MUITAS COMIDAS QUE SE FAZEM DE MILHO do Códice Costa Matoso, coletânea feita pelo Ouvidor Geral de Vila Rica, Dr. Caetano da Costa Matoso (1749-1754), de preciosos documentos sobre a história da Capitania de Minas Gerais.
O códice foi adquirido por Félix Pacheco em Londres e integrou por muitos anos sua magnífica biblioteca que, quando de seu falecimento, passou à propriedade pública.

(...) do milho se fazem (ou de sua farinha) uns bolos a que chamam belins, que são:
amassando-se com melado a porção de farinha que se incorpore, nas mãos se fazem redondos. Embrulhados em folhas, cozidos em tachos até endurecer, ficam os belins chamados.

2. Biscoitinhos Argolinhas Mineiras

½ prato raso de açúcar, 1 xícara (chá) de banha derretida, ½ prato raso de farinha de trigo, 3 ou 4 ovos, 2 xícaras (chá) de polvilho doce coado, 2 colherinhas (café) de sal.

Misturar o polvilho com o açúcar, o trigo e o sal. Juntar a banha derretida, mexendo e misturando bem. Acrescentar os ovos.
Amassar bastante. Enrolar em argolinhas.
Pôr em tabuleiros e assar em forno brando.
 

3. Biscoitos Caboclos

1 colher (café) de erva-doce, 1 prato fundo de banha derretida, 1 xícara (chá) de leite, 4 ovos, 1 prato fundo de polvilho azedo, 1 colher (sopa) de sal.

Desmanchar o polvilho no leite e escaldar com a banha fervendo.
Juntar o sal, erva-doce e os ovos. Enrolar engordurando as mãos.
Massa mais mole. Forno quente para assar.

4. Biscoitos de Cachaça

6 colheres (sopa) de cachaça, farinha de trigo o quanto for necessário, calda grossa o quanto for necessário, 6 ovos, 1 colherinha (café) de sal.

Bater os ovos como para pão-de-ló.
Acrescentar a cachaça; depois ir juntando a farinha de trigo e amassando até ganhar consistência que se possa enrolar, sem esquecer o sal antes da farinha de trigo.
Enrolar. Assar em tabuleiro, com forno quente.
Depois de assados os biscoitos, retirar do forno e pôr numa vasilha.
Derramar sobre eles a calda grossa e misturar para que fiquem bem glaçados.
Logo que secarem, estão prontos.
 

5. Biscoitos de Polvilho Azedo

2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de água, 1 xícara (chá) de banha derretida, um pouco de leite, 2 ovos, 1 prato fundo de polvilho azedo, 1 colherinha (café) de sal.

Esquentar bem, juntas, a água e a banha; escaldar o polvilho. Esfrega-se antes o polvilho com um pouco de leite cru para desmanchar os caroços.
Juntar os outros ingredientes, amassando e juntando água ou leite até a massa ficar no ponto de espremer num pano sobre o tabuleiro.
Assar em forno quente.

6. Biscoitos de Queijo

1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de banha, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de Maisena, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 ovos, 1 xícara (chá) de queijo ralado, 1 colherinha (café) de sal.

Misturar os ingredientes e ir amassando bem. Enrolar o biscoito em argolas.
Tabuleiro untado. Assar em forno quente.
 

7. Biscoitos Fritos

3 colheres (sopa) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, leite o quanto for necessário, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ovo, 1 pitada de sal.

Misturar os ingredientes, amassando com leite até o ponto de enrolar os charutinhos.
Fritar em gordura quente. Passar açúcar e canela por cima, depois de fritos.

8. Biscoitos Língua-de-sogra

½ kg de açúcar, 2 colherinhas (café) de bicarbonato de sódio, 1 coco ralado fino, 2 colherinhas (café) de cremor tártaro, 1 kg de farinha de trigo, 1 pires (café) de manteiga, 4 a 5 ovos.

Deixar duas gemas para dourar as línguas.
Amassar bem os ingredientes. Cortar em tiras pequenas.
Dourar pincelando com as gemas. Passar açúcar cristal em cima.
Assar em forno quente.
 

9. Biscoitões Sul de Minas

1 xícara (chá) de açúcar, 2 conchas grandes de banha derretida, 1 colherinha (café) de bicarbonato de sódio, 1 prato raso de farinha de milho peneirada, leite ou coalhada o quanto for necessário, 7 a 8 ovos, 2 pratos rasos de polvilho azedo, 1 colher (sopa) de sal.

Com a banha derretida, escaldar a farinha de milho de modo a ficar bem molhada.
Com o leite ou a coalhada, molhar o polvilho. Misturar as duas pastas.
Acrescentar os ovos um a um até a massa ficar no ponto de enrolar, tendo-se juntado no princípio os mais ingredientes.
Untar a mão e enrolar, pois a massa deve ser mais mole.
Assar em forno temperado.

10. Bolo Alferes

1 e ½ copos de açúcar, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 1 copo de coalhada, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de manteiga, 7 ovos, 1 colher (chá) de sal.

Misturar todos os ingredientes, batendo bem, mas acrescentando por último as claras em neve. Pôr em fôrma bem untada. Assar em forno quente.
 

11. Bolo Caipira

2 xícaras (chá) de açúcar, 1 prato de amendoim torrado e moído, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 colher (sopa) de manteiga, 4 ovos.

Bater os ovos como para pão-de-ló. Juntar os outros ingredientes, batendo sempre.
Pôr em forminhas untadas e assar em forno quente.

12. Bolo de Coalhada

1 e ½ copos de açúcar, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 1 copo de coalhada, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 2 colheres (sobremesa) de manteiga, 1 colher (chá) de sal, 4 ovos.

Bater os ovos como para pão-de-ló. Batendo sempre, acrescentar os demais ingredientes. Pôr em fôrma untada e assar em forno quente.
 

13. Bolo de Mandioca

3 xícaras (chá) de açúcar, 1 coco pequeno ralado, 1 prato raso de mandioca crua ralada (sem lavar e sem apertar), 1 colher (sopa) de manteiga, 8 ovos, 1 prato raso de queijo ralado.

Bater bem os ovos com o açúcar, misturando aos poucos os outros ingredientes.
Pôr em fôrma bem untada e assar em forno quente.

14. Bolo Moça Chique

2 xícaras (chá) de açúcar, 1 pires de coco ralado, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de manteiga, 4 ovos.

Bater a manteiga com as gemas e o açúcar, em seguida a farinha, o leite, o fermento e o coco, adicionando por último as claras batidas em neve.
Pôr em fôrma untada de manteiga e assar em forno esperto.
 

15. Bolo Recheado de Nozes

2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras rasas (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de manteiga, 4 ovos.

Bater bem a manteiga, o açúcar e as gemas juntos. Continuando a bater, juntar o leite, a farinha e o fermento, e por fim as claras batidas em neve.
Passar para a fôrma untada de manteiga e levar ao forno quente para assar.
Antes de retirar do forno, testar com um palito, que deve sair seco quando o bolo estiver bem assado.
Deixar o bolo esfriar e passá-lo para um prato adequado. Então, recheá-lo com doce de nozes.

Recheio:
250 gramas de nozes moídas, 300 gramas de açúcar, 2 gemas, 1 colher (sopa) de chocolate em pó, 1 cálice de vinho licoroso.

Levar ao fogo mexendo sempre até aparecer o fundo da panela.

16. Brevidade de Polvilho

2 xícaras (chá) de açúcar, um pouco de canela em pó, 2 claras de ovo, 5 gemas de ovo, 2 xícaras (chá) de polvilho azedo.

 Bater bem, até fazer bolhas. Pôr em forminhas untadas de manteiga.
Assar em forno quente.
 

17. Brioche

1 colher (sopa) de açúcar, ½ kg de farinha de trigo, 1 copo de leite, 50 gramas de levedo de cerveja, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 ovos, 1 colher (chá) de sal.

Desmanchar o levedo no leite morno. Adicionar os demais ingredientes, misturando e amassando bem. Deixar descansar duas horas.
Depois passar para as forminhas untadas, fazendo uma bolinha da massa e colocando por cima da forminha cheia. Deixar crescer. Levar ao forno quente para assar.

Obs. Pôr num copo d’água uma bolinha da massa para servir de teste. Quando a bolinha subir à tona, os brioches estarão prontos para assar.

18. Broa de Amendoim

1 kg de amendoim torrado e moído, 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio, 800 gramas de fubá mimoso, 3 ovos, 1 kg de rapadura.

Fazer ao fogo uma calda não muito grossa com a rapadura.
Misturar-lhe o amendoim e os demais ingredientes, dissolvendo antes o bicarbonato em um cálice de água. Fazer as broinhas e pôr num tabuleiro untado de gordura.
Assar em forno quente.
 

19. Cobu Mineiro

Açúcar a gosto, 1 xícara (chá) de banha derretida, canela e erva-doce a gosto, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 prato raso de fubá mimoso, 3 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 5 ovos, 1 pires de queijo ralado, 1 pitada de sal.

Misturar todos os ingredientes até ficar um mingau grosso.
Despejar em fôrma ou em tabuleiro untado de gordura.
Assar em forno quente. Cortar em quadrados.

20. Coscorão Frito

2 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara (chá) de água morna, canela em pó a gosto, farinha de trigo o quanto for necessário, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ovo, 1 cálice de vinho doce ou conhaque.

Misturar os ingredientes e amassar bem. Abrir com rolo.
Cortar em tirinhas e fazer lacinhos. Fritar em gordura quente.
Passar no açúcar e na canela.
 

21. Cuca

7 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara (chá) de açúcar com canela, 9 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de manteiga, 3 ovos.

Separar as claras das gemas e bater em neve. Misturar a manteiga, o açúcar e as gemas, acrescentando então os demais ingredientes, e por último as claras em neve.
Espalhar a massa num tabuleiro untado e polvilhar com o açúcar e canela misturados.
Assar em forno quente. Esfriar e cortar em fatias.

22. Cuscuz Mineiro

2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, canela em pó e erva-doce a gosto, 1 xícara (chá) de farinha de mandioca (sem torrar), 4 xícaras (chá) de fubá mimoso, alguns pedacinhos de queijo-de-minas, 2 xícaras (chá) de queijo ralado, 3 colheres (chá) de sal.

Dissolver o sal na água. Misturar os ingredientes e umedecer com a água de sal, desmanchando os caroços que se vão formando.
Untar o cuscuzeiro com manteiga e colocar cuidadosamente a farofa formada, sem calda, intercalando-a de pedaços de queijo.
Cozinhar em vapor de água fervendo durante pelo menos hora e meia.
Cuidado para não deixar entrar água no cuscuzeiro!
Pelo cheiro se sabe quando está cozido; ou, batendo no cuscuzeiro, percebe-se o barulho fofo que indica estar pronto.

* No Colégio de Mariana, o mais antigo de Minas, no princípio do século XX, era servido às alunas na primeira refeição da manhã.
 

23. Fatias de Ouro

2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de coalhada, 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 ½ xícaras (chá) de fubá mimoso, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 ovos, 1 colher (sobremesa) de sal.

Bater as gemas com a manteiga e o açúcar.
Acrescentar a farinha, o fubá, o sal e o fermento, peneirando-os juntos.
Por último, adicionar a coalhada e as claras batidas em neve.
Colocar em tabuleiro untado. Assar em forno quente.
Depois de assado, polvilhar com açúcar e canela e cortar em quadrados.

24. Mentiras

4 xícaras rasas (chá) de açúcar, 2 xícaras rasas (chá) de farinha de trigo, 8 ovos.

Bater os ovos como para pão-de-ló. Juntar aos poucos o açúcar e a farinha, mexendo sempre. Com uma colherinha, pingar pequenas porções num tabuleiro polvilhado de farinha de trigo. Levar ao forno quente para assar.
 

25. Pãezinhos de Batata

Ingredientes I:
2 colheres (sopa) de açúcar, 250 gramas de batatas cozidas e espremidas, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 copo de leite, 2 tabletes de levedo de cerveja.

Misturar tudo e deixar crescer umas duas horas. Depois de crescido, juntar:

Ingredientes II:
14 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de banha, 1 copo de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 5 ovos, 1 colher (sopa) de sal.

Misturar tudo (os ovos batidos como para pão-de-ló).
Adicionar depois farinha de trigo o bastante para dar consistência para enrolar.
Fazer em bolinhas, deixando-as crescer mais um pouco.
Pôr em tabuleiro untado e levar a forno quente para assar.

26. Pão de Mel

Canela em pó, cravo, erva-doce e noz-moscada a gosto; farinha de trigo o quanto for necessário; 2 xícaras (chá) de mel; 2 xícaras (chá) de melado; 6 ovos; 1 colherinha (café) de sal; 2 colheres (sopa) de sal amoníaco.

Ferver juntos o mel, o melado e os temperos. Coar quando estiver grosso.
Bater os ovos como para pão-de-ló. Colocar farinha até dar consistência que se possa enrolar. Deixar a massa descansar de um dia para o outro.
Fazer os pães grandes. Furar com um garfo antes de levar ao forno.
Assar em forno quente. Depois de assados, cobrir com glacê de açúcar.
 

27. Pãozinho de Milho

2 claras de ovo em neve, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de fubá mimoso, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga ou banha, ½ colher (sopa) de sal.

Misturar rapidamente os ingredientes.
Colocar pequenas porções num tabuleiro polvilhado de fubá.
Assar em forno quente. Servir quente, com manteiga.

28. Pão de Minuto

4 colheres (sopa) de açúcar, 12 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 2 xícaras (café) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 4 ovos, 1 colher (chá) de sal.

Misturar tudo sem amassar. Fazer pequenos pãezinhos e assar em forno quente.
 

29. Pão de Segundo

3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colherinha (café) de sal.

Misturar tudo, amassar bem, enrolar em pãezinhos e pôr em tabuleiro polvilhado de farinha. Assar em forno quente.

30. Pãezinhos de Senzala

1 ½ xícaras (chá) de açúcar, 1 copo de água morna, 1 xícara (chá) de banha derretida, 1 copo de leite, 50 gramas de levedo de cerveja, 1 prato fundo de mandioca cozida e passada na máquina, 4 ovos, 1 colher (sobremesa) de sal.

Desmanchar o fermento no copo de água morna; misturar os ingredientes, amassar bem e sovar. Enrolar as tranças, pôr em tabuleiro polvilhado de farinha e deixar crescer.
Pintar com gema. Assar em forno quente.
 

31. Pãozinho Roceiro

1 prato fundo de banha derretida, 100 gramas de fermento em pó, 3 pratos fundos de fubá mimoso, 5 ovos, 2 pratos fundos de polvilho, sal a gosto, 1 copo de leite.

Amassar os ingredientes com o leite. Sovar bem.
Enrolar os pãezinhos, pôr no tabuleiro polvilhado de farinha.
Assar depois em forno temperado.

32. Pão Guaxupé (recheado)

Ingredientes I: para o pão
1 ½ colheres (sopa) de banha derretida, 1 prato (sobremesa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, leite o quanto necessário, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 ovos, 1 pires (chá) de queijo ralado, 1 colherinha (café) de sal.

Juntar os ingredientes e amassar bem, adicionando o leite quanto necessário para obter uma massa branda. Quanto estiver pronta, dividir em duas partes.
Abrir cada uma com rolo \em camada um pouco grossa (um dedo de espessura).

Ingredientes II: para o recheio
½ kg de carne passada na máquina, 1 colher (sopa) de banha, tempero que baste, 1 ovo, leite o quanto necessário para unir o recheio.

Estender o recheio, uma vez preparado, sobre a massa aberta.
Enrolar como se fosse um rocambole, dobrando as pontas depois.
Dourar com gema. Assar em forno regular.

Obs. Pode-se acrescentar ao recheio pedacinhos de salame, azeitonas, ervilhas, etc., a gosto.
 

33. Pão-de-ló D’água

2 xícaras (chá) de açúcar, 1 copo de água, 2 xícaras  (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de maisena, 4 ovos.

Separam-se as gemas, batendo as claras em neve.
As gemas são batidas, por sua vez, com um copo d’ água, até fazer espuma.
Juntar a estas uma xícara de açúcar.
Adicionar às claras em neve, batendo, outra xícara de açúcar.
Misturar as partes acima, adicionando a seguir a farinha, a maisena e o fermento.
Preparada a massa, pôr em tabuleiro untado e polvilhado. Assar.
Depois de frio, rechear de doce de leite, enrolar, e pôr por cima açúcar com canela.

34. Pão-de-ló Vovó

250 gramas de açúcar, 190 gramas de farinha de trigo, 9 ovos.

Bater as claras em neve e ir juntando depois as gemas uma a uma. Batendo sempre, adicionar o açúcar e a farinha.
Pôr em fôrma untada e assar em forno quente.
 

35. Pão-de-queijo Especial

Leite o quanto necessário, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 ovos, 1 prato fundo de polvilho azedo, 1 prato fundo de queijo ralado, sal a gosto.

Esfarinhar o polvilho com as mãos, juntando depois manteiga, ovos, sal, queijo, e ir adicionando o leite que for preciso para formar massa de consistência mole.
Enrolar em bolinhas e pôr em tabuleiro untado. Assar em forno quente.
Se sobrar, guardar em lata fechada para o dia seguinte.

36. Pão-de-queijo Roceiro

1 concha de banha talhada, 1 xícara (café) de fubá mimoso, 1 xícara (chá) de leite, 2 ovos, 1 prato fundo de polvilho azedo, 1 pratinho de queijo-de-minas fresco ralado, 1 colher (sobremesa) de sal.

Ferver o leite com a banha, e logo que ferver, misturar o fubá, mexendo um pouco.
Despejar em cima do polvilho para escaldá-lo misturando bem. Deixar esfriar.
Adicionar os demais ingredientes, amolecendo a massa com um pouco de leite, se necessário. Enrolar em pequenas bolas. Pôr no tabuleiro untado.
Assar em forno quente.
 

37. Quebra-quebra Araruta

175 gramas de açúcar, 375 gramas de araruta, 125 gramas de farinha de trigo, 125 gramas de manteiga, 3 ovos, ½ colherinha (café) de sal.

Misturar os ingredientes, amassar bem e sovar. Fazer rolos pequenos, dividindo-os ao meio com a carretilha, e cortar pequenos biscoitos. Assar em forno quente.
 

38. Queca Natalina

4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de banha, doces cristalizados (picados) a gosto, 5 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 ½ xícaras (chá) de leite, 100 gramas de levedo de cerveja, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 ovos, 100 gramas de passas sem caroço, 1 colher (chá) de sal, 1 cálice de vinho.

Dissolver o fermento no leite morno, adicionar a farinha e amassar bem.
Juntar os outros ingredientes, menos as passas e doces.
Amassar até formar bolhas, e então adicionar as passas e doces.
Pôr em fôrma funda bem untada. Passar gema em cima e polvilhar com açúcar cristal. Deixar descansando duas horas. Assar em forno quente.

39. Rolinhos de Nata

2 colheres (sopa) de açúcar, 14 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 xícara (chá) de nata (ou leite), 2 ovos, 1 colherinha (café) de sal.

Misturar a farinha com açúcar e sal. Adicionar o fermento.
Acrescentar a manteiga, misturando bem. Mexendo sempre, juntar a nata (ou leite).
Amassar bem. Abrir com rolo e cortar em quadradinhos.
Enrolar os quadradinhos pela ponta, formando rolinhos.
Pôr em tabuleiro forrado de papel impermeável. Assar em forno regular.
Passar depois no açúcar comum.

40. Rosca Ligeira

1 ½ xícaras (chá) de açúcar, 1 colherinha (café) de erva-doce, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de leite, 1 colherinha (café) de sal.

Juntar e misturar os ingredientes, amassando bem.
Enrolar e trançar as roscas. Assar em forno quente.

Volta ao Topo
41. Rosca Rainha

½ kg de açúcar, 2 copos de água morna, 1 xícara (chá) de banha derretida, canela em pau e erva-doce a gosto, 2 kg de farinha de trigo, 2 copos de leite, 2 tabletes de levedo de cerveja, 1 xícara (chá) de manteiga derretida, 10 ovos, 1 colher (sopa) de sal.

Desmanchar o fermento (levedo) na água morna quase fria, e misturar com meio quilo de farinha. Tampar a vasilha e deixar crescer.
Pôr o resto da farinha noutra vasilha e escaldar com um pouco de leite fervendo com canela e erva-doce. Juntar a banha e a manteiga derretida, um copo de leite e o sal.
Na vasilha da primeira parte, misturar os ovos e açúcar depois de crescida a massa.
Juntar todos os ingredientes (primeira e segunda partes), amassar e sovar numa tábua ou pedra mármore. Deixar crescer em lugar quente.
Quando crescida a massa final, fazer as tranças e pôr em tabuleiros polvilhados com farinha de trigo. Para servir de teste: pôr uma bolinha da massa num copo d’água. Deixar em repouso a massa até quando a bolinha no copo d’água subir à tona.
A massa estará então pronta. Pincelar com gema e polvilhar as roscas com açúcar cristal. Assar em forno moderado.

42. Rosquinhas Ouvidor

½ prato (sobremesa) de açúcar, 1 prato (sobremesa) de banha derretida, 1 prato (sobremesa) de farinha de trigo, 3 ou 4 ovos, 2 pratos (sobremesa) de polvilho doce coado, 1 colherinha (café) de sal.

Juntar os ingredientes e amassá-los bem.
Enrolar as rosquinhas e pôr em tabuleiro untado.
Assar em forno regular.
43. Sequilhos Mariana

6 colheres (sopa) de açúcar, 1 prato fundo de araruta, 1 coco ralado, 1 a 2 ovos, 6 colheres (sopa0 de manteiga.

Misturar todos os ingredientes. Se a massa ficar mole, adicionar mais araruta.
Se ficar dura, adicionar mais um ovo. Amassar bem e enrolar em bolinhas, ou abrir no rolo, enrolar em cordão, e cortar em toquinhos.
Pôr em tabuleiro untado. Assar em forno quente.

44. Sonhos Garimpeiro

2 colheres (sopa) de açúcar, canela e açúcar (ou calda de vinho) a gosto, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, leite o quanto necessário, 3 ovos, 1 pitada de sal.

Bater as claras em neve. Juntar sal, farinha, fermento, açúcar e as gemas uma a uma, misturando pouco a pouco o leite para amolecer levemente a massa.
Misturar e amassar bem. Fritar as colheradas em gordura bem quente, revirando os sonhos até ficarem bem corados.
Depois de prontos, servir polvilhados de canela e açúcar ou com calda de vinho.
45. Sonhos Mineiros

Canela e açúcar a gosto, 1 copo de farinha de trigo, 1 copo de leite, 1 colher cheia (sopa) de manteiga, 3 ovos, 1 colher (chá) de sal.

Bater o leite, sal e farinha no liquidificador. Despejar numa panela, juntar a manteiga e fazer um angu. Retirar do fogo, esfriar um pouco e, batendo bem, ir juntando um a um os ovos, até dar liga. Tomar pequenas colheradas e fritar em gordura bem quente, tampando a panela, baixando o fogo no fim, e sacudindo de vez em quando.
Retirar os sonhos prontos e pôr sobre papel chupão para secá-los.
Servir com canela e açúcar ao gosto.

46. Tarecos

2 pires rasos (café) de açúcar, 1 colherinha (café) de essência de baunilha, farinha de trigo o quanto necessário, 2 colheres (sopa) de manteiga, 6 ovos, 1 colher (sopa) de sal amoníaco.

Bater os ovos como para pão-de-ló. Juntar os demais ingredientes.
Amassar, adicionando a farinha que baste para dar consistência.
Enrolar em forma de palitos. Passar gema e polvilhar com açúcar cristal.
Assar em forno quente.
47. Veranistas

4 colheres (sopa) de açúcar, ½ kg de araruta, ¼ xícara (chá) de água morna, 250 gramas de farinha de trigo, 125 gramas de manteiga, 4 ovos, ½ colher (sopa) de sal amoníaco.

Dissolver o sal amoníaco na água morna. Juntar os ingredientes e amassar bem.
Enrolar em argolinhas em tabuleiro forrado de papel. Assar em forno quente.

48. Vienenses

200 gramas de açúcar, 100 gramas de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 6 ovos.

Bater as claras em neve e juntar pouco a pouco as gemas e o açúcar.
Bater até ficar esbranquiçado. A seguir juntar farinha e fermento. Mexer levemente.
Pôr em forminhas untadas e assar em forno regular.
Depois de frias, abrir de um lado, tirar um pouco do miolo, e rechear com creme de maisena, passando afinal em açúcar fino.



Fogão de Lenha – 300 anos de cozinha mineira / Maria Stella Libânio Christo. – Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1978 – 2ª edição.
Imagens: O Prazer de Cozinhar. - São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1993.
 
Terra Brasileira Volta ao topo Volta para Culinária Mineira