Norte: Artesanato do Amazonas


Das águas flui a inspiração, quebrando o isolamento imposto pela densa floresta tropical, embarcações pequenas deslizam continuamente ao longo da estrada d'água.
Nada mais natural, pois, que recebam sua justa homenagem pelas mãos dos artesãos locais: entalhado em talha de buriti (palmeira) e exibindo cores vibrantes, assim é o barquinho típico dessa região, feito especialmente para aportar em nossas casas urbanas.
Do rio também vem o sustento de bravo povo ribeirinho. Nele jogam suas redes para capturar o robusto tucunaré, peixe-símbolo do Amazonas, aqui retratado numa fina lâmina de cedro (não mais de 3 mm de espessura), e colorido com pigmentos naturais.

 
Rei dos rios, o tucunaré ganhou esse título devido às suas características de predador nato e forte agressividade. Entalhado em fina lâmina cedro pelo artesão Júlio Cesar Araújo.
 
 
 

O Barco de Recreio (Amazonas), entalhado em tala de buriti, obedece as formas tradicionais dessa embarcação tão familioar aos amazoneses. De Marcelino dos Santos.

 
Volta para o Artesanato do Norte
Volta ao Topo


500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural
Central de Artesanato Branco e Silva - Av. Joaquim Nabuco, 878 - Centro - CEP 69020-031 - Manaus / Amazonas.
Associação dos Artesãos de Novo Airão - Av. Ajuricaba, s/nº - Centro - Novo Airão / Amazonas.