Norte: Artesanato de Roraima



 

Isolados, tendo como agentes de contato garimpeiros, pesquisadores, missionários e órgãos como a Funai, o grupo Yanomami resiste à ocupação e preserva seus costumes.
A cestaria da nação Macuxi é um de seus trabalhos mais ricos e funcionais: a canastra trançada primorosamente serve para acolher as raízes apanhadas no roçado - através da textura vazada a terrra vai caindo, o alimento fica arejado e, graças a alça longo e firme a peça pode ficar suspensa, mantendo o alimento longe dos bichos da floresta.
 
 

Leque e bolsa-disco: um mantém os mosquitos à distancia; a outra ocupa-se de carregar os poucos pertences tribais, durante as constantes mudanças das aldeias em busca de solos férteis e caça farta.


 
 
 
 

Bolsa canastra, abano e sacola redonda: o belo trançado com fibra de buriti é marca registrada do artesanato praticado pelos índios da nação Macuxi - Comunidade Vista Alegre.>

 
Volta para o Artesanato do Norte
Volta ao Topo


500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural
Centro do Artesanato - Av. Floriano Peixoto, 158 - Centro - CEP 69301-320 - Boa Vista / RRoraima.
Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social - Av. Mário Homem de Mello, s/nº - Mecejana - CEP 69304-350 - Boa Vista / Roraima.