Saber um pouco mais... (6)
O governador do Amapá e a primeira-dama e deputada estadual, Janete Capiberibe, foram buscar o apoio que não encontraram no governo federal em outras fronteiras com um programa de desenvolvimento sustentável na bagagem. E conquistaram credibilidade, e recursos, junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições da Alemanha, França e Holanda para mostrar que quem tem projeto definido com controle social não precisa ter medo do bicho-papão da internacionalização. O resultado foi a viabilização de dezenas de iniciativas voltadas à educação, formação e geração de renda dirigidas às comunidades.


Salto do boto cor-de-rosa, Mamirauá (AM) - Foto Paulo Santos

Também diferentemente do âmbito federal, Amapá, Acre e Amazonas têm leis estaduais visando preservar a diversidade e a utilização sustentável dos recursos genéticos localizados nos estados com participação das comunidades locais nas decisões que digam respeito a esses recursos disponíveis nas áreas que ocupam, inclusive nos benefícios econômicos e sociais deles decorrentes. Autora da lei no Amapá, a deputada assinala que essas leis locais são uma forma de combater a biopirataria. “Vários produtos comercializados pelos laboratórios do mundo foram descobertos pela manipulação de materiais levados de forma sorrateira da floresta amazônica”, garante a deputada.

Ações localizadas ainda estão longe de significar uma política global do país para a Amazônia. Menos de 5% da população da região está no Acre e Amapá. Mas apresentam-se como referência importante. A senadora Marina Silva destaca a participação popular como fundamental para projetos de desenvolvimento sustentável se consolidarem. “Assim como no espaço urbano as pessoas devem se mover pelo sonho da cidadania, parte importante da população do meu estado já trabalha com outro conceito de sonho e de projeto: o de florestania”.
 
 

Volta para Modo de Vida



Paulo Donizetti / Amazônia o alvo da maior cobiça do mundo (colaboração Glauco Faria) in Revista Fórum n.º 1, agosto de 2001, São Paulo: Editora Publisher Brasil.
Foto de Paulo Santos / Biodiversidade na Amazônia Brasileira - São Paulo: Co-edição Instituto Socioambiental e Editora Estação Liberdade, 2001.