São Judas Tadeu


São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. Sua família era constituída do pai, Alfeu (ou Cléofas) e a mãe, Maria Cléofas. Eram parentes de Jesus. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. O irmão de Judas Tadeu, Tiago, chamado o Menor, também foi discípulo de Jesus.
São Judas Tadeu - publicação: Paulus
Santuário de São Judas Tadeu em São Paulo

A paróquia de São Judas Tadeu foi criada em 25 de janeiro de 1940, por decreto expedido por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, arcebispo metropolitano de São Paulo. Outras 24 paróquias foram criadas na mesma época. A cidade estava crescendo e precisava de mais igrejas.
A capela funcionava em salão alugado na avenida Felício Fagundes. A nova paróquia foi confiada à Província Brasileira Meridional dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos).
Em abril de 1944, foi inaugurada a igreja definitiva, hoje conhecida como Igreja Antiga.

O extraordinário aumento da afluência dos devotos, fazendo crescer o movimento religioso, trouxe a necessidade de uma nova igreja. Em janeiro de 1963, sacerdotes, paroquianos e devotos iniciam a nova construção, conhecida, hoje, como Igreja Nova. 
Projeto da nova igreja de São Judas Tadeu - 1962
(construída ao lado da igreja antiga)
Este novo templo é de linhas modernas, amplo e funcional. Internamente, apresenta forma circular inscrita num quadrado, tendo sua cúpula 22 metros. Em 1980, na festa dos 40 anos do Santuário, o novo templo já estava equipado com som, pintura e iluminação.


Para maiores informações visite o sítio oficial do santuáriono endereço: www.saojudas.org.br
 


Volta para os Ritos da Região Sudeste
Volta ao Topo Vai para o Alardo