Terra Brasileira
O Garimpo
 
Foi sempre fama constante que no Brasil havia muitas minas de ferro, ouro e prata.

Na vila de São Paulo há muita pedra usual, para fazer paredes e cercas, com a cor, com o peso...mostra manifestadamente que não desmerece o nome que lhe deram de pedra-ferro.
... na serra Ibiraçoiba, distante oito dias da Vila de Sorocaba, e doze da vila de São Paulo, a jornadas moderadas, o capitão Luís Lopes de Carvalho, indo lá por mandado do governador Artur de Sá, com um fundidor estrangeiro, tirou ferro e trouxe barras, das quais se fizeram obras excelentes.

Que haja, também, minas de prata, não se duvida, porque na serra das Colunas, quarenta léguas além da Vila de Itu, que é uma das de São Paulo... há certamente muita prata, e fina. Na serra de Sabarabuçu, também há. Da serra de Guarumé, defronte do Ceará, tiraram os holandeses quantidade dela, no tempo em estavam de posse de Pernambuco. E, na serra de Itabaiana, há tradição que achou prata o avô do capitão Belchior da Fonseca Dória.

Mas, deixando as minas de ferro e de prata, como inferiores, passemos às do ouro, tantas em número e tão rendosas aos que delas o tiram. E primeiramente, é certo que de um outeiro alto, distante três léguas da vila de São Paulo, a quem chamam Jaraguá, se tirou quantidade de ouro que passou de oitavas a libras. Em Parnaíba, também junto da mesma vila, no cerro Ibituruna, se achou ouro... Muito mais, e por muitos anos, se continuou a tirar em Paranaguá e Curitiba... que se largaram, depois de serem descobertas pelos paulistas as minas gerais dos Cataguás e as que chamam do Caeté, e as mais modernas no rio das Velhas e em outras partes que descobriram outros paulistas...

.
Caminho para minas Qualidade do ouro Modo de tirar o ouro
 
Registro de André João Antonil (João Antônio Andreoni), Cultura e Opulência do Brasil, publicado pela primeira vez em 1711 em Lisboa.
Ilustração de José Lanzellotti escaneadas do livro: Brasil, Histórias, Costumes e Lendas. Colaboração: Fernando Teixeira Santiago